Durante todo o mês de maio, a cidade de Formiga foi palco de uma mobilização intensa em prol da proteção de crianças e adolescentes. A campanha Maio Laranja, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Humano, por meio do CREAS e CRAS, e com o apoio da Polícia Civil, promoveu uma série de atividades educativas em escolas das redes municipal e estadual.
A ação, de caráter intersetorial, uniu os setores de Assistência Social, Educação e Segurança Pública em uma frente única contra o abuso e a exploração sexual infantil. Foram realizadas palestras, rodas de conversa, dinâmicas interativas e escutas qualificadas, levando conhecimento e fortalecendo o papel da escola como um espaço seguro e ativo na prevenção e denúncia de violações de direitos.

A mobilização impactou diretamente alunos, professores e demais membros das comunidades escolares, que participaram ativamente das ações e receberam orientações sobre os canais de denúncia e o funcionamento da rede de proteção.
Para os organizadores, a campanha deste ano reforça o compromisso do município de Formiga com a proteção integral da infância e adolescência, mostrando que a atuação conjunta entre os diferentes setores do poder público pode transformar realidades e garantir direitos.
“Quando diferentes setores caminham juntos, os resultados são mais eficazes, humanos e transformadores”, destacou a coordenação do CREAS.
A campanha Maio Laranja é parte do calendário nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, sendo celebrada em 18 de maio, data símbolo da causa.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais oficiais:
Disque 100 | Conselho Tutelar | CREAS | Delegacias locais
Fonte: Prefeitura Municipal de Formiga
Discussão sobre isso post