No início da tarde de sábado (17), por volta das 13h09, o Corpo de Bombeiros foi acionado via central de emergências 193 para combater um incêndio de grandes proporções em um galpão de borracha utilizado na produção de palmilhas para calçados, em Itapecerica. O sinistro ocorreu nas instalações da fábrica de calçados da empresa ADDAN, localizada em Itapecerica, a qual possuía Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) válido até 20/12/2026.
Ao chegar no local, a equipe se deparou com um galpão de aproximadamente 2.000 m² já colapsado, tomado por chamas generalizadas e com densa fumaça visível a longa distância. Diante da gravidade da situação, os bombeiros adotaram inicialmente uma estratégia de combate ofensiva, seguida por ações defensivas, com foco na contenção do fogo, prevenção da propagação para edificações vizinhas, preservação de uma planta de energia solar próxima e, principalmente, segurança da equipe de resposta.

A Polícia Militar e a Defesa Civil de Itapecerica também foram acionadas para o apoio necessário nas áreas de segurança pública e avaliação de riscos estruturais. Após os procedimentos de rescaldo, a área foi isolada e entregue aos representantes legais da empresa e à Defesa Civil. Não houve vítimas, porém a estrutura da edificação foi totalmente comprometida. O combate às chamas durou cerca de 13h, sendo concluído às 01h57 do domingo (18).
Na madrugada de domingo (18), às 04h18, os bombeiros foram novamente acionados pela técnica de segurança da empresa, que informou sobre uma reignição no local. Durante a inspeção, foram encontrados focos isolados de combustão no interior do galpão. As chamas, de baixa intensidade e sem risco de propagação, foram rapidamente controladas com técnicas de resfriamento e abafamento, sem necessidade de acionamento de outros órgãos.
Fonte: CBMMG



Discussão sobre isso post