O novo líder da Igreja Católica acaba de ser escolhido. A fumaça branca sinalizou às 13h05 desta quinta-feira (8) que os 133 cardeais já decidiram quem será o sucessor do papa Francisco. O nome do próximo sumo pontífice será anunciado em poucos minutos, quando ele for oficialmente apresentado na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O novo papa conseguiu obter dois terços dos votos, quantidade necessária para ser eleito, após 1 dia de conclave. A duração da eleição foi (maior ou menor ou igual) a do papa Francisco – eleito depois de dois dias.

O conclave começou na tarde de quarta-feira (7) e o público pôde assistir ao resultado da primeira votação naquela noite, quando uma fumaça preta indicou que o papa não havia sido escolhido. Na manhã de quinta-feira (8), a fumaça preta apareceu novamente nos céus do Vaticano.
Como funciona a votação?
Os cardeais escrevem, sem se identificar, o nome de quem eles querem que seja o papa em um papel e o colocam em uma urna. Depois que todos os votantes depositam as cédulas, elas são contadas e depois queimadas.
Conclave: entenda como funcionam os rituais por trás da escolha do papa
Se a fumaça gerada pela queima dos papéis for preta, o sucessor ainda não foi escolhido. Se ela for branca, temos um novo papa. São feitas até quatro rodadas de votações por dia e um cardeal só é eleito papa quando obtém dois terços dos votos. No caso deste conclave, ele precisaria de ao menos 89 votos.
Quando o papa é finalmente escolhido, o público é informado através de uma fumaça branca. O cardeal decano pergunta ao novo pontífice se ele aceita o cargo e pede para que ele escolha um nome. Por fim, o eleito veste as roupas papais pela primeira vez e é apresentado aos fiéis na varanda da Basílica de São Pedro.
Fonte: Itatiaia
Discussão sobre isso post