O juiz de direito Carlos Donizetti Ferreira da Silva, natural de Formiga, foi eleito no último dia 19 de maio de 2025 para ocupar o cargo de Juiz Efetivo da Corte Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). A escolha foi feita por um seleto grupo de desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte, onde Carlos Donizetti exerce atualmente suas funções.
Com a nomeação, o magistrado passa a compor o colegiado de sete julgadores de segunda instância do TRE-MG, responsável por dirimir, interpretar e julgar questões envolvendo candidatos e partidos políticos em todo o Estado de Minas Gerais. O novo desafio vem em um momento crucial, já que o Tribunal terá papel fundamental nas eleições gerais de 2026, quando os mineiros escolherão presidente da República, governador, dois senadores, deputados federais e estaduais.

A posse de Carlos Donizetti está prevista para a segunda quinzena de junho. Ele será um dos dois juízes de direito integrantes da Corte Eleitoral, conforme determina a Constituição Federal (art. 120, §1º) e a Resolução TSE nº 21.461/2003, que estabelece a composição do TRE.
Além de sua carreira jurídica consolidada, Carlos Donizetti possui uma trajetória marcada pelo comprometimento com sua cidade natal. É o único formiguense, até o momento, a alcançar essa posição de destaque na Justiça Eleitoral mineira. Casado com Ana Cristina Valadão Silva, com quem tem três filhos — todos formiguenses —, ele é conhecido também por sua atuação social e esportiva, tendo participado de movimentos da Igreja Católica e se destacado no futebol local, especialmente pelo Vila Esporte Clube, onde é carinhosamente chamado de “Carlão”.
Antes de ingressar na magistratura por concurso público em 2000, Carlos Donizetti atuou como contador, advogado, procurador-geral do Município de Formiga, vice-prefeito e professor universitário. Sua trajetória nas comarcas por onde passou é marcada pelo mérito e dedicação, o que o levou à capital mineira e, agora, à Corte Eleitoral.
A cidade de Formiga se orgulha dessa conquista e parabeniza Carlão por mais essa importante etapa em sua carreira.
Fonte: Tribunal de Justiça de Minas Gerais / Amagis
Discussão sobre isso post