Diante do aumento dos casos de doenças respiratórias em várias regiões de Minas Gerais, o Governo de Minas decretou, nesta sexta-feira (2/5), situação de emergência em saúde pública devido ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado.

Para saber como está a situação de Formiga. o Portal Informe entrou em contato com o secretário de Saúde, Wender Oliveira, que informou que a Secretaria está monitorando ativamente os atendimentos relacionados a síndromes gripais e respiratórias nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na UPA 24h.
Segundo o responsável pela pasta, nesta terça-feira (6), será implantada a sala de Situação das Síndromes Respiratórias, incialmente com reuniões quinzenais e elaboração de relatório.
Porém, até o momento, não foi identificado um aumento significativo no número de casos graves ou de internações relacionadas à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no município. A rede de atenção está organizada e preparada para resposta rápida, caso haja mudança no cenário epidemiológico.
“Considerando o período de janeiro a abril de 2025,com foco no monitoramento continuo do COVID, foram 333 casos notificados com 51 casos confirmados”, informou Wender.
Com base nas diretrizes técnicas do Ministério da Saúde, seguem as principais orientações à população:
• Pessoas com sintomas como febre, tosse, dor de garganta, mialgia ou dificuldade para respirar devem procurar a UBS mais próxima para avaliação.
• Pacientes com fatores de risco (idosos, crianças menores de 2 anos, gestantes, imunossuprimidos, diabéticos, entre outros) devem redobrar os cuidados e buscar atendimento precoce.
• O uso de máscara em locais fechados e com aglomeração é recomendado para sintomáticos.
• Higienização das mãos, boa alimentação e hidratação adequada são medidas fundamentais.
• O tratamento com antivirais somente perante a prescrição.
• A VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA SEGUE DISPONÍVEL NAS UNIDADES DE SAÚDEPARA OS PÚBLICOS PRIORITÁRIOS.
Discussão sobre isso post