Na tarde de sexta-feira, 16 de maio, uma ocorrência mobilizou o Corpo de Bombeiros e o SAMU em Formiga. Por volta das 17h24, a 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros foi acionada para prestar socorro a uma vítima em parada cardiorrespiratória na Rua Antônio Raposo Tavares, no bairro Eldorado.
A guarnição deslocou-se rapidamente em código 3 — com sinais sonoros e luminosos ativados — e, ao chegar ao local, encontrou a vítima inconsciente, sem sinais vitais, deitada em decúbito dorsal sobre uma cama de solteiro, sem apresentar lesões aparentes. Imediatamente, os militares iniciaram as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, utilizando o desfibrilador externo automático (DEA).

De acordo com a filha da vítima, o quadro evoluiu de forma súbita após um mal-estar inesperado. Durante o terceiro ciclo de massagens, a equipe do SAMU chegou ao local com uma unidade de suporte básico, composta pela enfermeira Renata e a condutora Karina. A partir desse momento, o atendimento passou a ser orientado pelo médico regulador do SAMU.
Mesmo após seis ciclos de RCP, o DEA não indicou a necessidade de choque. Seguindo a orientação médica, a vítima foi encaminhada à sala vermelha da Santa Casa de Formiga, com as manobras de reanimação mantidas durante todo o trajeto.
O atendimento foi encerrado sem intercorrências e a guarnição retornou ao quartel.
Discussão sobre isso post