Nesta terça-feira (20), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
aprovou um aumento de 7,36% na tarifa de clientes residenciais da Cemig
Distribuição.
O novo valor começa a partir do dia 28 deste mês e vai até 27 de maio de 2026. O aumento será percebido pelos consumidores a partir da fatura de junho, que terá vencimento em julho.

Para beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que oferece descontos para clientes de baixa renda, o reajuste será de 2,02%.
O aumento da tarifa foi puxado, principalmente, pelo aumento dos encargos setoriais, que representam 4,63 pontos percentuais dos 7,36%.
Os encargos setoriais são destinados a subsidiar políticas públicas no setor elétrico nacional, como incentivo às fontes renováveis, universalização do serviço, a tarifa social e o desenvolvimento energético dos estados.
“As distribuidoras são essenciais para manter o fluxo financeiro do setor elétrico nacional. Dessa forma, fazem a arrecadação por meio das faturas, dos recursos necessários para remunerar toda cadeia, como as geradoras e transmissoras, além de repassar os impostos e encargos para os governos municipais, estaduais e federal”, explicou Giordano Bruno Braz de Pinho Matos, gerente de Regulação da Cemig.
A Cemig Distribuição, uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do Brasil, atende aproximadamente 96% do estado de Minas Gerais , segundo dados da companhia.
Fonte: Itatiaia
Discussão sobre isso post