Durante o feriado prolongado, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Formiga operou normalmente, com equipe completa e estrutura preparada para acolher a população. O balanço de atendimentos no período de 17 a 21 de abril de 2025 fechou mais de 1200 atendimentos. Uma média de 240 atendimentos por dia. Porém, 71% dos atendimentos classificados como baixo risco.
Destaque para a primeira informação de crianças com TEA atendidas na UPA 24 horas como prioridade. Foram 7 crianças no período, todas atendidas com celeridade.

Foram 15 pacientes transferidos, destes, 11 foram para Santa Casa de formiga, isto reforça integração com a Santa Casa e amplia resolutividade no próprio município. “Esse número é um indicativo positivo do esforço da gestão em qualificar a rede local, otimizando o tempo de resposta aos casos que necessitam de internação ou atendimento especializado. Manter o paciente em Formiga significa garantir mais agilidade no cuidado, maior proximidade com a família, e reduzir os riscos e custos associados ao deslocamento para outros municípios“, destaca prefeitura.
O levantamento faz parte do esforço da Secretaria Municipal de Saúde em promover o monitoramento regular dos serviços, contribuindo para o planejamento da rede e o aprimoramento da gestão pública da saúde.
Com base em dados concretos, o município segue empenhado em garantir uma rede de saúde eficiente, com estrutura adequada para cada nível de atenção e sempre aberta para atender quem mais precisa — inclusive nos feriados.
Fonte: Decom
Discussão sobre isso post