Redação: Brenda Mota
Em entrevista ao Informe Notícias desta quarta-feira (30), o prefeito de Formiga, Coronel Laércio, destacou importantes avanços nas obras de saneamento básico do município, com foco na conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e na ampliação da rede de captação e condução de esgoto. O chefe do Poder Executivo esteve nos estúdios do jornal acompanhado da vice-prefeita, Taciana Carvalho.

Segundo o prefeito, a obra da ETE, iniciada na gestão Aluísio Veloso da Cunha, foi retomada após mais de uma década de paralisações e está em fase final. “Nos reunimos recentemente com a equipe da Secretaria de Obras e com a Caixa Econômica Federal para ajustar os detalhes finais da obra. Um dos principais desafios era garantir a interceptação completa do esgoto, ou seja, que todo o esgoto da cidade seja conduzido até a estação”, explicou.
O investimento, que ultrapassa os R$ 15 milhões, contempla também intervenções importantes em áreas específicas da cidade, como a despoluição dos Córregos do Quilombo, Matadouro e regiões próximas ao antigo Tiro de Guerra, onde há córregos que atualmente deságuam no Rio Formiga. “A obra vai permitir a canalização de todo o esgoto desses pontos críticos, contribuindo diretamente para a preservação ambiental e a saúde pública”, completou o prefeito.
A obra também impactará na preservação do Lago de Furnas.
“A conquista foi possível graças ao empenho da gestão municipal e ao envolvimento da Associação dos Municípios do Entorno do Lago de Furnas (Alago)”, destacou o prefeito que, atualmente, ocupa o cargo de secretário da associação. A Alago, representa 34 municípios e tem acesso a uma verba anual de aproximadamente R$ 300 milhões, destinada a projetos de saneamento, meio ambiente e saúde. Esses recursos têm origem na privatização da Eletrobras, que garantiu a destinação de valores significativos aos municípios da região ao longo de 10 anos.
“Apresentamos o projeto ao Ministério de Minas e Energia em janeiro e, em tempo recorde, conseguimos a aprovação. Foi um trabalho técnico exemplar da nossa equipe, em especial da Secretaria de Obras, representada pelo engenheiro Flávio Passos, que se dedicou com profissionalismo para que essa conquista se tornasse realidade”, ressaltou.
A meta da prefeitura é ambiciosa: atingir 100% de tratamento de esgoto até 2033, conforme as diretrizes do novo Marco Legal do Saneamento. “Formiga está no caminho certo, e com trabalho sério, articulação política e apoio das instituições, vamos avançar cada vez mais. Esta é apenas uma das muitas conquistas que ainda virão para a nossa cidade”, concluiu o prefeito.
Discussão sobre isso post