Com o objetivo de reforçar a prevenção de incêndios em lotes vagos, reduzir o número de ocorrências durante períodos críticos e conscientizar a população sobre a importância da fiscalização para a prevenção de incêndios em vegetação, a 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar deu continuidade às vistorias em terrenos baldios, conforme operação ‘Alerta Verde’ – Fase 1.
Durante a ação, foram visitadas áreas com vegetação alta e histórico recorrente de incêndios, desta vez, na região do bairro Santa Luzia. Os militares avaliaram fatores como ausência de cercamento, que facilita a ação de vândalos, além da presença de lixo e entulho, materiais que podem contribuir para o início e a propagação do fogo.

Os dados coletados serão repassados à Prefeitura Municipal, responsável pela fiscalização e autuação de proprietários que, por omissão ou negligência, contribuam para incêndios em vegetação.
Além dos impactos ambientais e riscos à saúde pública, provocar incêndios é crime e pode resultar em multas e até pena de prisão para os responsáveis.
Fonte: CBMMG
Discussão sobre isso post