Nos dias 30 de abril e 14 de maio de 2025, Córrego Fundo realizará a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democrático: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”. O evento tem como objetivo discutir políticas públicas, propor ações para garantir os direitos dos idosos e eleger delegados para a etapa estadual da conferência.
No primeiro dia (30/04), a programação terá início às 12h e seguirá até às 15h, com credenciamento, pronunciamentos oficiais e uma palestra sobre o tema central da conferência, ministrada pela técnica de referência do CRAS de Piumhi-MG, Erika Emiliana Matos dos Santos. Haverá também apresentação cultural com alunos do grupo de Musicalização do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e encerramento com um café da tarde acompanhado de forró da Melhor Idade.

Já no segundo dia (14/05), as atividades começam às 13h e vão até 16h, com foco na discussão dos eixos temáticos, que incluem temas como financiamento de políticas públicas, proteção à saúde e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. Os participantes trabalharão na construção de propostas que serão encaminhadas para a etapa regional da conferência. Ao final, serão eleitos os delegados que representarão o município na etapa regional da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.
Os eixos temáticos da Conferência serão: 1) Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; 2) Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; 3) Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; 4) Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; 5) Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
A conferência é um espaço democrático para debater e fortalecer ações que garantam dignidade e inclusão aos idosos. A participação da população é essencial.
Fonte: Prefeitura de Córrego Fundo
Discussão sobre isso post