Nessa terça-feira (22), foi realizada nas dependências da 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Formiga a Instrução de Brigada Orgânica Básica, voltada à capacitação técnico-operacional. A atividade contou com a participação de 20 pessoas, entre integrantes da comunidade escolar das escolas estaduais de Córrego Fundo e Formiga.
Durante o período da manhã, foram ministrados conteúdos relacionados ao Atendimento Pré-Hospitalar (APH), com foco nos procedimentos de avaliação primária e secundária, visando à identificação de condições que representam risco imediato à vida, como obstrução de vias aéreas, parada respiratória e parada cardíaca. Também foram abordados aspectos como avaliação de sinais vitais (frequência cardíaca, respiratória, pressão arterial e nível de consciência). A instrução incluiu noções de Suporte Básico de Vida (SBV), com ênfase nas manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) e técnicas de desobstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE). Os participantes realizaram atividades práticas simuladas e, ao final, foi aplicada uma prova teórica sobre os conteúdos abordados.

No período da tarde, a instrução teórica e prática teve como foco o combate a incêndio urbano. Foram apresentados fundamentos da teoria do fogo, classes de incêndio, agentes extintores e seus mecanismos de atuação, além dos métodos de extinção, como resfriamento, abafamento, isolamento e retirada do combustível. Também foram discutidas estratégias de atuação em ambientes com risco de pânico coletivo, destacando-se a importância da comunicação clara, liderança e controle emocional. A atividade foi encerrada com aplicação de avaliação teórica e execução prática de combate a incêndio, incluindo montagem de estabelecimento e operação de equipamentos.
“A instrução transcorreu conforme o planejado, contribuindo para a padronização de procedimentos e o aprimoramento das capacidades técnicas dos participantes”, afirma Corpo de Bombeiros.
Fonte: CBMMG
Discussão sobre isso post