Na noite dessa terça-feira (25), o Centro Universitário de Formiga realizou a palestra “Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida”, na Sala de Multimeios 2, para os alunos do quinto período da Extensão III, dos cursos de educação física, enfermagem e fisioterapia.
Organizado pela Profa. Ma. Luciane Alves Gianasi, o evento teve o intuito de informar aos alunos quais os melhores métodos de cuidar de pacientes com idade avançada, além de promover um debate participativo sobre vida saudável, condicionamento físico e bons hábitos alimentares: “Nós estamos abordando a saúde do idoso, como é a disciplina de Extensão, nós vamos para a comunidade para podermos vivenciar estas ações dentro da comunidade”, informou a professora.

Contando com a presença de três palestrantes, a palestra abordou diferentes pontos de vista para proporcionar um aprendizado ainda mais abrangente aos discentes. O palestrante Luan Nicolas Mendonça Silva, que é profissional de Educação Física e egresso do Unifor-MG, iniciou o bate-papo abordando o quão importante é incentivar as pessoas cultivarem uma vida de exercícios físicos desde cedo, para que, na velhice, elas não venham desenvolver doenças crônicas, muitas vezes geradas pelo sedentarismo: “Dentre os diversos benefícios que podemos destacar, existe o aumento de ganho de força, de massa muscular, prevenção da osteopenia e da sarcopenia. Então, dentro da Educação Física, nós temos um leque muito grande de opções e variedades de exercícios que podemos estar proporcionando melhora e autonomia na vida dos idosos.”
Logo após, o enfermeiro Rodrigo Alves da Silva relatou sobre os cuidados primordiais que os futuros profissionais da área precisam se atentar ao realizar seus atendimentos, precavendo-os de possíveis equívocos em suas carreiras, destacando os principais pontos: “A gente tem que ter muito cuidado e carinho com o idoso, principalmente na prevenção de quedas, orientar a família porque, na maioria das vezes, ela procura o nosso apoio quando ela já não está dando conta mais. Então, o profissional de enfermagem entra ali como uma luz para ajudar o paciente e, se necessário, montar uma equipe disciplinar com o médico do paciente, seu fisioterapeuta, entre outras coisas que podem ajudar a melhorar a condição do idoso”.
Fechando a reunião, a egressa Lorena Catharine Silva Cravo compartilhou um pouco sobre sua trajetória e alertou os alunos como a fisioterapia é um auxiliar importante na manutenção da saúde do idoso: “A fisioterapia tem ações tanto na prevenção da saúde, quanto na reabilitação destes idosos mediante as complicações que o processo natural de envelhecimento de cada um”.
Este evento é mais uma demonstração do compromisso contínuo da instituição em valorizar eventos que promovam, não apenas o conhecimento dos alunos, mas também, o exercício de seu pensamento crítico como futuros profissionais.
Fonte: Unifor-MG
Discussão sobre isso post