O Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (CNCG) propôs à PMMG a realização da “Operação Força Total – Polícias Militares a Serviço do Brasil”. A referida operação, atualmente em sua 12ª edição, será executada de forma articulada em todo o território nacional, com o objetivo de ampliar a atuação das Polícias Militares e intensificar a prestação de serviços de segurança pública em todo o Brasil.
Considerando as particularidades do Estado de Minas Gerais e a proximidade das festividades carnavalescas, há um aumento significativo no fluxo de pessoas, o que favorece tanto o consumo quanto o comércio de drogas, além da circulação de armas ilegais. Antecipando a alta demanda desse período, criminosos intensificam a armazenagem e o transporte de entorpecentes entre diferentes regiões, ampliando a logística do tráfico e aumentando os riscos à segurança pública. Além disso, o Carnaval, apesar de ser um momento de celebração e descontração, historicamente registra um aumento da criminalidade, incluindo furtos, roubos, acidentes de trânsito e atos de violência, muitas vezes relacionados ao consumo excessivo de drogas ilícitas.

Diante desse cenário, a PMMG está realizando, até esta sexta-feira (21), a “OPERAÇÃO FORÇA TOTAL – 13ª Edição”, abrangendo todo o estado com ações preventivas e repressivas contra a criminalidade, focando no fortalecimento da ordem pública e o enfrentamento ao tráfico de drogas, por meio do desencadeamento de ações sistemáticas em locais de concentração do comércio ilegal de entorpecentes, fiscalizações em rodovias estaduais e federais delegadas e o reforço do POG em grandes corredores e centros comerciais, bem como nas zonas rurais.
Nas doze cidades que compõem o 63º BPM, desde essa quinta-feira (20), estão sendo envidados esforços para reforçar o policiamento com o lançamento de equipes extras para desencadear a presente operação.
“Posterior a essa data, permaneceremos com as atividades de fiscalização e policiamento rotineiro”, afirma PM.
Fonte: PMMG






Discussão sobre isso post