A Secretaria de Saúde de Formiga divulgou, nesta quinta-feira (20), um novo boletim epidemiológico sobre doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Até o dia 15 de março, o município registrou 409 notificações, com 9 casos confirmados:
• Dengue: 6 casos;

• Chikungunya: 1 caso;
• Coinfecção (Dengue + Chikungunya): 2 casos – ou seja, pacientes que tiveram as duas doenças ao mesmo tempo.
A taxa de positividade é de 2,2%, e os bairros mais afetados são Santa Teresa, Vendinha (Zona Rural), Geraldo Veloso, São Luiz, Vila Didi, Alvorada, Santo Antônio, Jardim Primavera e Mangabeiras. Os casos confirmados estão igualmente distribuídos entre homens e mulheres (50% cada). Não há registros de Zika até o momento.
Segundo a administração, apesar do alto número de notificações, a baixa taxa de casos confirmados mantém Formiga no Nível 2 – Alerta. No entanto, a circulação crescente do sorotipo DENV-3 da dengue em Minas Gerais exige atenção redobrada da população e das autoridades de saúde.
Novo Levantamento
Entre os dias 24 e 28 de março, a Prefeitura realizará um novo Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) para verificar se as ações adotadas desde o início do ano surtiram efeito na redução da infestação do mosquito.
O primeiro LIRAa de 2025 apontou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 8,2%, classificando o município como de alto risco para epidemias. O novo levantamento ajudará a definir as próximas estratégias de combate.
Situação de Emergência em Saúde Pública
Diante do elevado índice de infestação do Aedes aegypti, a Prefeitura decretou Situação Excepcional de Emergência em Saúde Pública por meio do DECRETO Nº 10.670, de 17 de fevereiro de 2025.
Além disso, a PORTARIA Nº 5.925, de 24 de fevereiro de 2025, criou o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COEs-Dengue e Arboviroses), responsável por coordenar e intensificar as ações de combate ao mosquito.
Próximas Medidas
✅ Reforço nas ações de combate ao mosquito;
✅ Campanhas de conscientização e mutirões de limpeza;
✅ Vistorias e fiscalização de terrenos baldios e locais de risco;
✅ Monitoramento contínuo dos casos e reavaliação das estratégias de enfrentamento.
As reuniões do COEs ocorrem todas as quartas-feiras, das 9h às 11h, reunindo equipes de saúde e autoridades para avaliação da situação epidemiológica e planejamento de novas ações.
Ajude a combater a dengue!
A população tem papel essencial no controle do Aedes aegypti. Elimine recipientes com água parada, mantenha quintais e calhas limpos e denuncie focos do mosquito.
Discussão sobre isso post