Minas Gerais enfrenta uma onda de calor a partir desta segunda-feira (17). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta é a terceira que atinge o país neste ano e a primeira no estado. No entanto, segundo a empresa de meteorologia Climatempo, esta não é a primeira onda em Minas. As temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média no estado mineiro.
Segundo o Inmet, além de Minas, os estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás e a Bahia enfrentam a condição climática, devido a uma massa de ar quente e seco, que já vem atuando desde os últimos dias em áreas das regiões Sudeste, Sul e Nordeste e ganhou força nesse domingo (16).

Conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, pelo menos, cinco dias consecutivos. Além disso, essas condições devem abranger uma área ampla, e não apenas uma localidade. De acordo com a Climatempo, a onda de calor em Minas deve persistir até a próxima segunda-feira (24).
Fonte: Estado de Minas
Discussão sobre isso post