Na manhã de sexta-feira (7), o Ginásio Poliesportivo Fábio Botelho Notini, em Divinópolis, foi palco da cerimônia de formatura de 64 militares do Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS II-2025).
O CEFS II, realizado na 231ª Companhia de Ensino e Treinamento de Divinópolis, capacitou cabos experientes da PMMG com no mínimo 16 anos de serviço para assumirem as responsabilidades da graduação de 3º Sargento.



A solenidade foi presidida pelo Comandante da 7ª Região de Polícia Militar, Coronel Carlos Henrique Sousa da Silva, e contou com a presença de diversas autoridades militares, civis e judiciárias, além de parceiros da Polícia Militar.
A cerimônia foi marcada pela emoção e reconhecimento aos novos sargentos. O Toque de Presença do veterano e a continência regulamentar ao veterano mais antigo presente abriram a solenidade, como forma de fortalecer o “Elo de Honra” com aqueles que já serviram à PMMG. A integração de oito veteranos músicos às bandas de música da 7ª RPM e do 7º BPM, devidamente fardados e paramentados, abrilhantou o evento.

Em seguida, os padrinhos e madrinhas dos formandos realizaram a aposição dos distintivos e divisa da nova graduação. Os novos sargentos fizeram o compromisso de honra, a continência à bandeira e o juramento do sargento ao Pavilhão Nacional.
O paraninfo da turma, Tenente-Coronel Erlando Ferreira da Silva, deixou uma mensagem inspiradora aos formados, incentivando-os a seguir os valores e princípios da Instituição, honrando a confiança depositada por suas famílias e dedicando-se ao serviço policial militar com honra, profissionalismo e abnegação.





Encerrando a solenidade, o Comandante da 7ª RPM, Coronel Henrique, destacou a importância do Curso Especial de Formação de Sargentos para a qualificação dos profissionais da PMMG, que agora estão mais capacitados para garantir a segurança da comunidade mineira, com foco no respeito aos direitos, liberdades e garantias fundamentais.

Fonte: 63° BPM
Discussão sobre isso post