
A Prefeitura de Córrego Fundo, por meio do Departamento de Agricultura e da Secretaria de Educação, juntamente com a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) asseguram a qualidade da merenda escolar no município.
Em um trabalho coordenado com o Departamento de Merenda Escolar, toda a alimentação dos alunos da rede pública de ensino é composta de produtos da Agricultura Familiar, são adquiridos através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

O técnico da Emater, Marcos Roberto de Souza explica que, com o início do ano letivo, a entrega dos produtos do Pnae está em pleno funcionamento. “Os produtores locais fornecem uma grande variedade de alimentos, como folhosos em geral, tomate, cará, batata-doce, beterraba, banana, melancia, entre outros”, relata.
O Pnae é um programa que consiste no repasse de recursos financeiros federais para o atendimento de estudantes matriculados em todas as etapas e modalidades da Educação Básica nas redes municipal, distrital, estadual e federal. Entre as diretrizes do programa está a obrigatoriedade de se comprar, ao menos, 30% dos alimentos vindos da Agricultura Familiar, o que está incluso na Lei nº 14.660/2023 que determina que pelo menos 50% dos recursos destinados ao Pnae sejam investidos na aquisição de alimentos da agricultura familiar, sendo que essas compras devem ser realizadas prioritariamente em nome da mulher, fortalecendo o papel feminino na produção de alimentos e promovendo maior equidade no campo.
Ainda segundo Marcos, em Córrego Fundo, o trabalho conjunto de todos os setores envolvidos e os produtores locais, essa meta está sendo superada, com aproximadamente 95,03% das compras voltadas para produtos da Agricultura Familiar.
A nutricionista do departamento de Merenda Escolar, Ausleny Fane de Sousa, destaca a importância desse avanço, enfatizando que a utilização de produtos da agricultura familiar na alimentação escolar garante refeições mais saudáveis, frescas e livres de agrotóxicos. “A qualidade da merenda escolar está diretamente ligada à valorização dos pequenos produtores e o fato de priorizarmos compras em nome das mulheres fortalece ainda mais essa rede de produção sustentável. Isso nos permite oferecer alimentos naturais, nutritivos e seguros para os alunos. Além de beneficiar a saúde das crianças, essa iniciativa fortalece a economia local e incentiva hábitos alimentares saudáveis desde a infância”, ressalta.
A nutricionista reforça que esse progresso é resultado do esforço conjunto entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, através do Departamento de Merenda Escolar, a Emater e os produtores locais, reafirmando o compromisso com uma alimentação escolar mais saudável, sustentável e socialmente justa.

Fonte: Decom Córrego Fundo
Discussão sobre isso post