O preço dos ovos nos supermercados tem assustado os consumidores. Os valores da proteína em fevereiro já aumentaram cerca de 40% em comparação com janeiro deste ano. Mas o que explica esse aumento?
Segundo a analista de agronegócios do Sistema Faemg Senar, Mariana Simões, alguns fatores influenciam a alta dos ovos, sendo um deles a elevação das cotações da carne bovina, suína e de frango.

Outro fator que pode explicar esse comportamento é a gripe aviária, que se intensificou nos Estados Unidos, atingindo vários animais.
Embora a exportação do Brasil para os EUA tenha aumentado, essa venda de ovos representou apenas 1,3% do que o país produziu em 2024. “Portanto, esse comportamento do mercado interno é o determinante para explicar o preço dos ovos”, explica Simões.
Além disso, a alta dos ovos tem um motivo religioso. Isso porque esse aumento já é esperado para o período da Quaresma – quando muitos católicos evitam o consumo de carne e o ovo se torna uma das principais opções de proteína.
Outro fator que explica o aumento dos preços é o custo de produção, “impulsionado pela alta nos preços do milho e da soja, grãos essenciais.
Fonte: Itatiaia
Discussão sobre isso post