No dia 12 de fevereiro, os alunos do 9º período dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia do UNIFOR-MG, orientados pela Profa. Ma. Kelly Cristina Paim Chaves e supervisionados pelos professores coordenadores Profa. Ma. Polliana Lúcio Lacerda Pinheiro, do curso de Enfermagem, e Prof. Me. Wellerson de Faria, do curso de Fisioterapia, em parceria com a instituição Mão Amiga, localizada em Formiga-MG, promoveram atividades voltadas para um grupo de mulheres.
Com o objetivo de promover saúde e bem-estar para o grupo, formado por senhoras com idade entre 60 e 85 anos, foram realizadas atividades funcionais, além de procedimentos como verificação de sinais vitais (pressão arterial, frequência cardíaca, saturação de oxigênio) e glicemia capilar. Também foram oferecidas orientações sobre a importância dos cuidados com a saúde, incluindo a prática de exercícios físicos e hábitos saudáveis, como manter uma boa alimentação, ingestão de líquidos, controle da pressão arterial e glicemia, além da realização de exames médicos periódicos.

A aluna Alycia Carvalho, do curso de Enfermagem, ressaltou como o evento foi enriquecedor em sua jornada acadêmica:
“Foi espetacular! Fomos muito bem recebidos e nos sentimos muito acolhidos pelas mulheres que estavam presentes. Realizamos aferição de pressão arterial, glicemia capilar e também exercícios de fisioterapia. Foi um dia incrível, onde houve grande troca de aprendizados. Nós, como alunos, pudemos repassar nossos conhecimentos sobre a área, enquanto as mulheres presentes no evento nos transmitiram paz, felicidade e muita alegria. Cada uma, com sua história, nos fez aprender muito também! Prestar serviços à comunidade gera muita satisfação, conhecimento e habilidade prática.”
À frente do projeto, a Profa. Ma. Polliana Pinheiro destacou a importância da Disciplina de Extensão para a Comunidade:
“As ações realizadas pelos alunos, relacionadas à disciplina de Extensão, trazem impactos positivos tanto para a população quanto para a formação dos estudantes. Para a comunidade, proporcionamos promoção à saúde. Neste evento especificamente, trabalhamos com a educação em saúde em prol do incentivo a hábitos saudáveis, atividades físicas, controle glicêmico e de pressão arterial. Isso ajuda na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes mellitus e hipertensão arterial. Além disso, proporciona acesso à informação, permitindo que os alunos esclareçam dúvidas e orientem sobre serviços disponíveis, contribuindo para a redução da sobrecarga do sistema de saúde por meio de atividades preventivas.”
A professora enfatizou ainda o quanto a disciplina influencia no dia a dia do aluno:
“Para os alunos, as ações proporcionam experiência prática por meio da aplicação do conhecimento teórico em situações reais, desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais. Além disso, aprimoram a comunicação, pois o contato direto com a comunidade desenvolve a escuta ativa e a capacidade de explicar conceitos de forma acessível. Outro ponto fundamental é o trabalho em equipe, já que essas ações são realizadas em grupos, incentivando a colaboração e a interdisciplinaridade.”




Discussão sobre isso post