A Câmara dos Vereadores de Formiga sediou a 1ª Reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do ano. O encontro, que ocorreu nessa terça-feira (11), contou com a presença do Secretário de Saúde, Wender Oliveira, e marcou o início de um novo ciclo para a saúde no município.
O Conselho Municipal de Saúde de Formiga, criado pela Lei nº 1982 de 9 de dezembro de 1991, tem como finalidade formular orientações básicas para as ações de saúde, acompanhar e priorizar a execução dessas ações e fiscalizar seu cumprimento.

Na reunião, Wender Oliveira apresentou o plano “Conexão Saúde 2025”, um diagnóstico situacional dos primeiros 30 dias de sua gestão. Foram abordados temas como infraestrutura, recursos humanos, transporte, finanças e quantificados os atendimentos em saúde do município, com ênfase na atenção básica, especialidades e UPA.
O secretário também delineou as medidas essenciais para o período de 30 a 60 dias e as estratégias de fortalecimento no período de 60 a 100 dias.
Em sua fala, Wender destacou a importância do Conselho Municipal de Saúde, afirmando que ele é o “Olhar Sobre o Olhar Que Olha”. Para o secretário, o CMS representa a voz da sociedade e é fundamental para garantir que a gestão seja transparente, democrática e atenda às reais necessidades da população. Ele enfatizou que todas as decisões são tomadas com diálogo, responsabilidade e compromisso.
Discussão sobre isso post