Depois das fortes chuvas que atingiram Cláudio nos últimos dias, a Prefeitura declarou situação de emergência no município. O decreto, publicado nessa quinta-feira (9), autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil.
Segundo o Art. 2º do documento, as ações têm como objetivo a assistência e proteção à população atingida, além da reabilitação das áreas afetadas.
O decreto também permite a dispensa de licitação para a contratação de bens, serviços e obras indispensáveis ao atendimento das demandas emergenciais, conforme o previsto no art. 75, inciso VIII, da Lei n° 14.133/2021.
Estragos
As fortes chuvas, concentradas nas últimas 24 horas, causaram alagamentos em diversos pontos da cidade. Os bairros Angelina Quirino, São Francisco, Centro e a comunidade de Corumbá foram as áreas mais afetadas.
Houve transbordamento de lagoas, o que resultou em alagamentos que atingiram residências com água, lama, galhos e troncos. Diversos estragos foram registrados em diferentes pontos da cidade.
Após várias vistorias, a Defesa Civil emitiu laudos que resultaram na interdição temporária de quatro residências. Duas famílias buscaram abrigo na casa de parentes e amigos, enquanto outras duas, totalizando 10 pessoas, foram encaminhadas para um hotel disponibilizado pela Prefeitura.
A Assessoria de Promoção Social e o Centro de Referência da Assistente Social (CRAS) iniciaram o acompanhamento dessas famílias.
Atualmente, duas estradas rurais estão interditadas: a que liga a comunidade do Corumbá à comunidade do Palmital e a que dá acesso à comunidade de Canoas. A Prefeitura informou que já foram iniciados os trabalhos de recuperação dessas vias.
Desde a madrugada de quinta-feira (9), equipes da Defesa Civil, da Assessoria de Promoção Social, da Secretaria de Obras e Infraestrutura, além do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Resgate Voluntário, estão atuando para atender as demandas emergenciais, avaliar os danos e iniciar os reparos necessários.
A administração também intensificou os trabalhos nas estradas rurais, onde foram realizados reparos emergenciais para garantir o escoamento da produção agrícola e a trafegabilidade das vias.
“Reconhecemos a extensão das estradas e estamos empenhados em minimizar os impactos causados pelas chuvas”, afirmou a Prefeitura em nota.
Monitoramento contínuo
Até o momento, não há registro de vítimas. As áreas afetadas seguem sendo monitoradas pelas equipes municipais, que permanecem em campo para solucionar os problemas ainda existentes.
A Prefeitura reforça que a população pode contar com o apoio da Ouvidoria Municipal e da Defesa Civil para relatar novas demandas e receber orientações. Os contatos disponíveis para emergências são: Ouvidoria: (37) 3381-4826 / (37) 99873-7014
Fonte: G1 Centro-Oeste