Ano novo, problemas antigos. A população de Formiga segue à mercê dos ataques de cães bravios espalhados por diversos pontos da cidade. Na manhã desta terça-feira (14), vários cães foram flagrados avançando sobre pedestres e motos no bairro Sagrado Coração.
Com grupos cada vez maiores, o registro de acidentes e ataques tem crescido. É consenso que o problema não foi gerado pelos animais, mas pela completa ausência de uma política pública de cuidado e esterilização a médio e longo prazo. No entanto, ter consciência da origem do problema não diminui a dor nem os prejuízos de quem é atacado ou sofre quedas de motocicletas diante das investidas.
Somente em 2024, quase uma dezena de reuniões envolveram representantes da Prefeitura, Câmara, Ministério Público, OAB e associações de proteção animal. Apesar disso, grupos de cães bravios continuam a ocupar áreas como o Terminal Rodoviário, Formiga Tênis Clube, avenidas Abílio Machado e Pimenta da Veiga, vias do bairro Engenho de Serra, entre outros locais da cidade.
Cada vez mais territorialistas, os cães têm avançado sobre motos e veículos, colocando motoristas e ciclistas em situações perigosas. Muitas vezes as vítimas são os próprios cães que acabam sendo atropelados.
O discurso de cuidado com os cães precisa ultrapassar a boa vontade e transformar-se em ações concretas. Apesar do anúncio de uma reforma na sede do Codevida, a população questiona: o que, de fato, será mudado? Até quando os ataques e prejuízos serão tolerados sem uma solução definitiva?
O que diz administração municipal
A nova gestão reconhece esse, como sendo um dos grandes problemas a serem solucionado a em Formiga e com a necessidade de ações imediatas. O assunto vem sendo debatido pelo titular da Secretaria de Gestão Ambiental, Marco Antônio Silveira e será tema de reunião junto ao prefeito Coronel Laércio Reis.
O portal Informe aguarda informações de quais serão as estratégias programadas agora pela gestão pública diante de um problema que só aumenta.
Isso tá uma vergonha, a gente já não tem sossego de andar de bicicleta e nem de moto mais,pois a qualquer hora vc é surpreendido por um cachorro
E esbarra ou atropela um deles pra vc ,aparece um monte de bosta pra te processar