A Polícia Militar de Meio Ambiente, desarticulou um grande esquema de garimpo ilegal na região de Gorduras, em Arcos/MG. A operação, deflagrada após diversas denúncias de invasões a propriedades rurais e ameaças a produtores, resultou na prisão em flagrante de 10 pessoas envolvidas na extração ilegal de gemas de quartzo.
As autoridades apreenderam um arsenal de equipamentos utilizados no garimpo, como picaretas, pás, explosivos e até mesmo armas de fogo. Além disso, foram encontrados cerca de 7 kg de gemas de quartzo, que seriam comercializadas ilegalmente no mercado internacional, 2 buchas de maconha e 2 veículos. O valor total das multas aplicadas aos infratores ultrapassa R$ 800 mil.
A atividade criminosa, além de causar danos irreparáveis ao meio ambiente, como desmatamento e contaminação de rios, também colocava em risco a segurança dos produtores rurais da região. Os garimpeiros invadiam propriedades e utilizavam ameaças para dar continuidade à exploração ilegal.
Todos os envolvidos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Federal de Divinópolis, onde responderão pelos crimes ambientais e contra a União.