O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de tempestade válido até o meio-dia desta quinta-feira (2), abrangendo diversas regiões de Minas Gerais. O alerta aponta para chuvas intensas de até 100 mm/dia, ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Entre as áreas afetadas estão Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Zona da Mata, Central Mineira, Sul/Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes, região Metropolitana de Belo Horizonte, Oeste de Minas e Noroeste.
Na capital mineira a Defesa Civil de Belo Horizonte monitora a situação após acumulados expressivos serem registrados logo no primeiro dia do ano. Até às 18h20 desta quarta-feira (1), a região Noroeste somou 55 mm de chuva, o que representa 16.6% do esperado para o mês de janeiro, seguida pela regional Leste, com 49,4 mm e pelo Barreiro, com 47,4 mm. No município de Contagem, a chuva chegou a 80,6 mm em apenas três horas (entre 15h20 e 18h20).
Ainda de acordo com o órgão, para esta quinta-feira (2), o dia em BH será de céu parcialmente nublado com chuvas. Esperam-se pancadas de chuva fortes, por vezes, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais. A temperatura mínima prevista é de 16°C e a máxima pode atingir 28°C, com a umidade relativa do ar em 50% à tarde, o que representa um pequeno alívio em relação aos dias mais úmidos.
A Defesa Civil recomenda atenção especial em áreas de risco e reforça as orientações: evite abrigos sob árvores e mantenha veículos longe de torres e placas de propaganda em caso de ventos fortes. Para emergências, os telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Bombeiros) estão à disposição.
Fonte: O Tempo