O formiguense Léo Mardione, que passa férias com a família em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, presenciou um grave acidente envolvendo um avião de pequeno porte na manhã desta quinta-feira (9). A aeronave caiu no centro da cidade, próximo ao aeroporto, na região da praia.
Léo e seus familiares estavam próximos ao local no momento do acidente e relataram o choque ao perceberem a bola de fogo que tomou conta da área. A família registrou imagens do ocorrido e descreveu o clima de tensão e perplexidade diante da tragédia.
Cinco pessoas estavam na aeronave:
- O piloto, que morreu depois de ser retirado das ferragens em parada cardiorrespiratória e passar por tentativa de reanimação.
- Um casal e duas crianças. Segundo Karoline Magalhães, capitão do Corpo de Bombeiros, os quatro foram retirados com vida do avião e levados conscientes e estabilizados para o hospital.
Também houve feridos fora do avião, mas o número de pessoas não estava claro até a última atualização desta reportagem:
- Segundo a Prefeitura de Ubatuba, três pessoas que estavam numa pista de skate que fica do lado do aeroporto foram socorridas.
- A capitão dos bombeiros Karoline Magalhães afirmou em entrevista à GloboNews que uma pessoa que estava na orla da praia foi socorrida pelo Samu com uma fratura. A informação é a mesma que foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública.
- A concessionária Rede VOA, que administra o aeroporto de Ubatuba, informou que o acidente atingiu na orla uma mulher e uma criança, que sobreviveram.
Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMAR) da Polícia Militar de São Paulo, o acidente foi causado por uma “excursão de pista”, termo utilizado quando uma aeronave sai da pista durante a decolagem.
Equipes das forças de segurança continuam no local, investigando as causas do acidente.
Testemunhas
O relato de Léo Mardione reforça a gravidade do episódio. “Foi assustador. Não imaginávamos vivenciar algo assim durante as férias. Estamos rezando pelas vítimas e suas famílias,” afirmou o formiguense.
A situação gerou grande mobilização em Ubatuba, e as autoridades pedem que os moradores e turistas evitem a área do acidente para facilitar os trabalhos de resgate e investigação.
Com informações do g1