A manhã desta sexta-feira (24), expôs um problema recorrente em Formiga: as longas filas em frente à Delegacia de Polícia Civil para o agendamento de emissão de documentos de identidade. A situação, que já gerou diversas reclamações, envolveu idosos, crianças e pessoas de todas as idades.
O delegado regional Danilo César Basílio reconheceu as dificuldades e explicou que o problema está relacionado à falta de servidores e à alta demanda por atendimento. Atualmente, apenas uma servidora realiza o trabalho, enquanto outra cedida pela prefeitura está em processo de capacitação. Contudo, a continuidade dessa parceria depende da renovação do convênio com o novo prefeito.
“O processo para conseguir mais servidores é demorado. Já estamos iniciando tratativas com a Câmara Municipal para que possam ceder um servidor e, assim, criarmos um posto específico para emissão de identidades, mas, no momento, apenas uma pessoa está sobrecarregada, se desdobrando para atender a demanda”, disse o delegado.
Mudanças no sistema de agendamento
Para organizar o fluxo de atendimento, a delegacia adotou o sistema de agendamento presencial semanal, realizado todas as sextas-feiras, a partir das 7h, para vagas da semana seguinte. Segundo o delegado, essa mudança foi necessária após o modelo anterior, com agendamentos mensais, gerar confusão e desorganização.
“O agendamento semanal é a melhor forma que conseguimos para atender à demanda. Antes, o sistema mensal se tornava uma bagunça. Hoje, priorizamos o atendimento presencial para ser mais justo com quem está na fila. Apenas após esgotar as vagas presenciais, atendemos por telefone, se houver disponibilidade”, explicou Danilo César.
Apesar das tentativas de melhorar a situação, o delegado destacou que a falta de recursos humanos e a alta demanda não são exclusivas de Formiga, mas refletem a realidade de todo o estado de Minas Gerais. Ele também informou que solicitou um mutirão ao Instituto de Identificação em Belo Horizonte, mas o pedido não foi atendido devido às limitações enfrentadas pelo próprio órgão estadual.
Comunicado de novembro reforça orientações
No dia 7 de novembro do ano passado, a Delegacia Regional já havia emitido um comunicado à população explicando a situação e reforçando que não há urgência para a troca do modelo atual de identidade. O documento antigo continua válido até 2032, o que dá mais tempo para que os cidadãos planejem a renovação, sem necessidade imediata de atualização.
Na ocasião, a nota orientava que os agendamentos seriam realizados às sextas-feiras e que o atendimento presencial teria prioridade, com limite de uma vaga por pessoa, salvo em casos de inclusão de filhos menores.
Apesar das dificuldades, a Delegacia Regional solicita compreensão da população e reafirma que está em busca de soluções junto aos órgãos competentes para melhorar o atendimento e reduzir os transtornos causados pelas filas e pela alta demanda.
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