Desde a ultima semana, mães de crianças com deficiência, especialmente aquelas dentro do espectro autista, manifestaram preocupação quanto à possível substituição de professores de apoio por auxiliares de educação especial na rede municipal de ensino de Formiga.
Em busca de uma solução e de respostas para a mudança, membros da Associação Família Formiga Azul reuniu-se na noite de domingo (19) com o prefeito Coronel Laércio, a vice-prefeita Taciana Carvalho e a secretária de Educação Maria Lúcia Andrade, para discutir o assunto.
Durante a reunião, que durou aproximadamente duas horas, foram esclarecidas questões relacionadas à redução no número de professores de apoio. Segundo a secretária Maria Lúcia, essa diminuição deve-se a um agrupamento de alunos realizado em conjunto com diretoras e algumas professoras de apoio. Foi informado que a presença de auxiliares de educação especial para acompanhar alunos do 4° e 5° anos já ocorre desde anos anteriores, sendo esses profissionais designados para alunos que necessitam de menor suporte e que possuem condições de serem acompanhados por auxiliares.
A secretária destacou que todos os auxiliares de educação especial devem possuir cursos de capacitação para participar dos processos seletivos e serem contratados. Ressaltou também que nenhum estagiário assumirá o lugar de professores de apoio no acompanhamento dos alunos.
Apesar dos esclarecimentos fornecidos pela administração municipal, a passeata organizada pelas famílias atípicas e professores está mantida para as 8h desta segunda-feira (20), com concentração em frente à Prefeitura de Formiga. O objetivo do movimento é protestar contra a contratação de mais auxiliares em detrimento de professores de apoio, buscando garantir o direito das crianças com deficiência a um acompanhamento adequado.
Abaixo, segue a íntegra da nota de esclarecimento emitida pela Associação Família Formiga Azul:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Família Formiga Azul – Associação de Autismo e Deficiência Intelectual vem, por meio desta, reafirmar nosso compromisso com nossos associados e esclarecer os últimos acontecimentos.
Nos últimos dias, fomos procurados pela vice-prefeita Taciana Carvalho, após uma conversa de uma mãe com ela. Em decorrência disso, foi solicitada uma reunião para tratar do assunto. Assim, nos reunimos com o prefeito Coronel Laécio, a vice-prefeita Taciana Carvalho e a secretária de Educação Maria Lúcia, no final da noite de domingo, dia 19.
A reunião, que teve duração de aproximadamente 2 horas, foi fundamental para esclarecer e pontuar questões relacionadas à possível substituição de professores de apoio por auxiliares de educação especial.
O ponto inicial levantado pelas mães era a preocupação com a troca desses profissionais. A secretária Maria Lúcia nos explicou que houve uma redução no número de professores de apoio, em razão de um agrupamento de alunos realizado em conjunto com diretoras e algumas professoras de apoio.
Com relação à presença de auxiliares de educação especial para acompanhar alunos do 4° ano, 5° ano, entre outros, fomos informados que essa prática já ocorre desde anos anteriores. Esses profissionais são designados para alunos que necessitam de suporte menor e que possuem condições de serem acompanhados por auxiliares.
É importante ressaltar que nenhum estagiário assumirá o lugar de professores de apoio no acompanhamento dos alunos.
A secretária destacou que todos os auxiliares de educação especial devem possuir cursos de capacitação para participar dos processos seletivos e, assim, serem contratados.
Durante o encontro, discutimos as exigências de formação e a necessidade de manter e aprimorar a qualidade do acompanhamento e das adaptações necessárias para os alunos.
“Reafirmamos que estamos atentos e comprometidos em garantir o melhor para nossos associados e suas famílias, trabalhando sempre em parceria com as autoridades competentes para buscar soluções que atendam às necessidades de todos.”
Atenciosamente,
Família Formiga Azul
Associação de Autismo e Deficiência Intelectual
Discussão sobre isso post