O Prefeito de Formiga, Eugênio Vilela Júnior, assinou na última sexta-feira (6) uma portaria que nomeia os membros da Subcomissão de Transição de Mandato para avaliar o transporte coletivo municipal. A medida, embasada no Decreto nº 10.558 de 22 de outubro de 2024, visa entregar ao próximo governo um estudo técnico com sugestões para a melhoria do sistema de transporte público.
A subcomissão será composta por Daniel Gonçalves Ebias, Superintendente Municipal de Trânsito, representando o Poder Executivo, e pelos indicados por Laércio Reis, prefeito eleito; Flávio Passos, Joaquim Martins de Carvalho e Rosana Magda Alves de Oliveira, atuando nas áreas de obras, contabilidade e jurídica, respectivamente.
Entre os temas que deverão ser avaliados pela equipe estão questões como segurança, acessibilidade, pontualidade, eficiência, sustentabilidade ambiental e integração com outros modais de transporte. A comissão também poderá contar com o apoio do setor jurídico e do controle interno do município para suas análises.
Como se trata de uma subcomissão de análise do serviço e não da empresa, a possibilidade de encerramento do contrato com a Viacao Formiga segue em aberto.
A decisão de constituir a subcomissão ocorre em meio a uma gestão marcada por críticas à precariedade do transporte público em Formiga. Usuários enfrentam problemas como atrasos frequentes, não cumprimento de rotas por quebra de veículos e falta de combustível, além de problemas de gestão, que levaram, em mais de uma situação, os funcionários a cogitarem a realização de greve por atrasos nos salários e outros direitos e pela precariedade das condições dos veículos.
A medida foi anunciada apenas a poucas semanas do término do mandato, o que gerou reações mistas. Para alguns, trata-se de um esforço tardio para resolver problemas históricos; para outros, uma tentativa válida de organizar a transição com foco na melhoria de um serviço essencial.
A partir dos trabalhos da subcomissão, espera-se que o futuro governo receba um diagnóstico claro e propostas concretas para transformar o transporte público municipal em um serviço mais eficiente e acessível.
Confira a portaria que cria a subcomissão