O novo ouvidor municipal de Formiga para a gestão do prefeito Coronel Laércio Reis e da vice-prefeita Taciana Carvalho foi anunciado na tarde desta quinta-feira (26). O escolhido para a função é Gilberto Geraldo da Silva, Tenente da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais, com uma trajetória profissional marcada por décadas de serviço público e capacitações relevantes.
Gilberto Geraldo da Silva nasceu em 14 de novembro de 1973, em Formiga/MG. Filho de Ana Tereza da Silva e Sílvio Antônio da Silva, é casado com Roseli Camargos de Oliveira Silva e pai de Eduarda Victória Camargos Silva.
Ele ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) em 1º de setembro de 1993, no 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Divinópolis/MG, onde concluiu o Curso de Formação de Soldado em 31 de abril de 1994. Sua primeira designação foi para o Destacamento da PM em Pimenta/MG, onde permaneceu até o ano 2000. Após aprovação em concurso público, formou-se no Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública e foi promovido à graduação de 3º Sargento PM, assumindo um posto no 8º BPM de Lavras/MG.
Ao longo de sua carreira, atuou também no 56º BPM de Itajubá/MG entre 2001 e 2006. Em setembro de 2006, foi transferido para a 13ª Companhia PM de Formiga/MG, hoje 63º BPM. Foi promovido ao longo dos anos, alcançando a graduação de Subtenente PM em 2019. Após mais de duas décadas de atuação, passou para a reserva remunerada em novembro de 2021, sendo promovido ao posto de 2º Tenente.
Gilberto acumulou diversas funções durante sua carreira, incluindo Comandante de Guarnição, Comandante de Destacamento PM, Analista de Inteligência e presidente de Conselhos de Ética e Disciplina. Ele também possui diversas formações, como os cursos de Qualidade no Atendimento (SENAI-Itajubá), Endomarketing (UFLA), Promotor de Direitos Humanos (8º BPM-Lavras), e outros relacionados à área de inteligência e segurança pública. Atualmente, é graduando em Gestão Pública.
Entre suas honrarias, destacam-se as medalhas de Mérito Militar (graus bronze, prata e ouro), de Mérito Profissional e a Medalha da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência.
Assim como os demais indicados pela nova gestão, Gilberto assumirá o posto de ouvidor a partir de janeiro de 2025.
Parabéns Gilberto! Sucesso na sua Jornada!