Na manhã deste segunda-feira (30), às associações e órgãos de segurança de Formiga começaram a receber os valores das emendas impositivas destinadas pelos vereadores. Os pagamentos, que somam mais de R$ 2,4 milhões, vinham sendo motivo de preocupação após impasses que surgiram diante do curto prazo dado pela administração municipal para apresentação dos planos de trabalho. Para que nenhuma entidade fique sem receber os valores, os pagamentos precisam ser concluídos até as 23h59 de amanhã (31).
Em 27 de novembro, representantes de diversas entidades, incluindo Santa Casa, Polícia Militar, Polícia Penal, APAE, Asadef, e outras instituições essenciais, reuniram-se na Câmara Municipal com o presidente da Casa, Flávio Martins e com a vereadora Joice Alvarenga, para discutir a situação. A dificuldade de preparar a documentação necessária dentro do prazo estipulado ameaçava inviabilizar o repasse.
Um ofício em nome de boa parte das entidades foi protocolado junto ao Ministério Público pedindo providências.
Mais de um mês após o início das discussões, os planos de trabalho foram aceitos pela administração municipal, permitindo que os valores fossem liberados.
Esse repasse garante a continuidade de trabalhos essenciais em saúde, educação, assistência social e segurança pública, fundamentais para a população formiguense.
Com os recursos liberados, entidades poderão manter suas atividades e ampliar o atendimento à comunidade. O desfecho representa um alívio para as instituições e reafirma a importância do diálogo e do compromisso entre o poder público e as organizações do município.