Cansado da chuva? Após dez dias de chuva consecutivos, as precipitações não devem dar trégua nos primeiros dias de janeiro em Minas. Segundo alerta o coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Lizandro Gemiacki, o cenário de instabilidade climática ainda deve persistir nos próximos dez dias alternando entre períodos de chuva contínua para pancadas mais intensas.
“A princípio nossa previsão não mostra mudança para os próximos 7 a 10 dias Devemos ter formação de nova frente que vai reforçar essas áreas de instabilidade. A tendência é manter essa condição”, afirma.
A chuva constante que cai sobre Belo Horizonte e regiões de Minas reforça o alerta para os riscos de deslizamentos e alagamentos, em caso de pancadas fortes, segundo o meteorologista. “Essa chuva contínua favorece o deslocamento de massas, esses deslizamentos que já estamos vendo. Pessoas que estão em áreas de risco precisam ter atenção, tem que redobrar o cuidado. Praticamente todo o Estado está em condição parecida, mas as regiões Central, Oeste, Triângulo, Zona da Mata e Sul de Minas foram os com maior índice”, pontua.
Segundo a Defesa Civil municipal, todas as nove regionais de Belo Horizonte estão sob alerta de risco geológico forte até a próxima sexta-feira (3 de janeiro). Diante dos acumulados, o órgão alerta: “Recomenda-se atenção ao grau de saturação do solo, sinais estruturais e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos”.
Para janeiro, contudo, Gemiacki estima que o mês deve ter chuvas dentro do esperado, que tem média de 330,9 mm. Isso porque, apesar de ser um dos meses mais chuvosos, o mês também pode ter a atuação do fenômeno climático veranico – que traz um período de estiagem, acompanhado de calor intenso, em plena estação chuvosa. “Janeiro é um dos meses mais chuvosos do ano e temos grande possibilidade de muita chuva, mas a previsão é de ter chuva dentro da média climatológica. Com grande frequência, a partir da segunda quinzena do mês ocorre o veranico, que não era frequente, mas nos últimos anos se tornou. Isso faz com que pare de chover mesmo na estação chuvosa”, afirma.
Fonte: O Tempo