A população de Formiga vive momentos de incerteza em relação ao transporte público municipal. Segundo informações apuradas pelo Portal Informe, motoristas da Viação Formiga, empresa responsável pelo serviço, estão ameaçando entrar em greve já nesta quarta-feira (4), devido a uma série de problemas enfrentados pela empresa e seus colaboradores (veja mais detalhes abaixo).
Desde o período da tarde, a informação sobre a possibilidade de paralisação por parte dos motoristas passou a circular pela cidade, provocando medo e ansiedade nos usuários.
Porém, Vandinho, representante da Viação Formiga, disse em entrevista ao portal, que na parte da manhã até o início da tarde de quarta, o serviço será prestado normalmente.
Reunião decisiva
Vandinho disse ainda, que uma reunião está marcada para esta quarta-feira, às 14h, com a presença de representantes da empresa, motoristas e a Prefeitura de Formiga. “Os ônibus estão circulando normalmente nesta terça-feira e devem operar até às 13h30 de amanhã. Após a reunião, teremos mais informações sobre o funcionamento”, disse Vandinho.
Denúncias e problemas estruturais
A crise no transporte público já vinha se desenhando há algum tempo. Quebra de veículos, falta de combustível, acidentes e veículos em mau estado e sem documentação adequada dentre outros problemas passaram a fazer parte da vida dos usuários.
Motoristas relataram ao portal que os diretores da empresa não visitam Formiga há mais de um mês. Promessas de renovação da frota e de apresentação de um novo sócio para realizar aportes financeiros ainda não foram cumpridas. Além disso, há denúncias de problemas no pagamento dos funcionários, o que tem gerado insatisfação e ameaça de paralisação.
Informações circulando em grupos de WhatsApp indicam que o serviço pode ser suspenso caso as negociações na reunião de amanhã não avancem. Isso tem gerado preocupação entre os moradores, que dependem do transporte público para deslocamentos diários.
Posicionamento da Prefeitura
O Coordenador do Departamento de Trânsito, Daniel Ebias, confirmou que participará da reunião. “Estaremos presentes. A Administração não entrará como parte na negociação. Nós acompanharemos o desenrolar, por ter interesse nos desdobramentos e visando ações que cabem a ela”, explicou Daniel.
A reportagem seguirá acompanhando os desdobramentos e trará novas informações assim que a reunião for concluída.