A formiguense Hérica Melissa Duarte, de 47 anos, não para de conquistar títulos no Beach Tennis. Depois de ser vice-campeã do Mundial de Beach Tennis, disputado em setembro deste ano em Muravera, Sardinia, na Itália, ela foi ouro nesse fim de semana no Campeonato Brasileiro de Beach Tennis, realizado na Praia de Camburi, em Vitória, no Espírito Santo.
Representando Minas Gerais, Hérica venceu o torneio na categoria “A de duplas femininas”, junto à sua parceira Ana Bárbara de Natali, da cidade de Ponte Nova.
“Fui campeã invicta junto à Ana Bárbara. Foram jogos dificílimos, de alto nível, mas com muita garra e determinação buscamos o nosso tão sonhado ouro. É motivo de muito orgulho para mim esse título de campeã brasileira, mas como digo sempre: o troféu é apenas um detalhe, somos todos vencedores”, destacou.
Segundo Hérica, o campeonato contou com a participação de aproximadamente 1.700 atletas, representado 27 delegações de todo o país. A formiguense também disputou a categoria “40+”. A equipe mineira que ela fez parte ficou em sétimo lugar. “Valeu demais, porque ganhamos muitas experiências e perdemos muitas calorias”, comentou.
Quem é Hérica
Nascida e criada na Rua Lassance Cunha, no Bairro Quinzinho, Hérica é filha do relojoeiro Laury Pereira Duarte e da saudosa servidora pública, Marlene Campos Duarte, e tem duas irmãs: Riziane Kênia Duarte, funcionária do Saae, e Kelle Nara Duarte, servidora municipal aposentada da Educação. Ela é casada com o fisioterapeuta Morgan Pereira Costa, mais conhecido como Guga.
A vida estudantil da formiguense foi nas escolas estaduais Rodolfo Almeida, Joaquim Rodarte e Polivalente e no Colégio Aplicação, hoje denominado Colégio Unifor. Já adulta, cursou ciências biológicas no Unifor e fez pós-graduação em gestão empresarial pela Universidade JK Brasília.
No entanto, sua paixão sempre foi o esporte. Desde pequena, praticou várias modalidades, acompanhando suas irmãs que também eram atletas. Ela foi aluna do saudoso Pavão, da Praça de Esportes. “Ele me ensinou a ser esportista de verdade, me incentivou a ter raça e a acreditar em mim. Pavão nos deixou um legado incrível. Levo no coração as palavras dele ‘Sejam adversárias na quadra e amigas na vida’”, recordou Hérica.
O Beach Tennis chegou na vida da formiguense no final de 2021, quando o praticou pela primeira vez no Country Clube de Formiga, durante suas férias. “Em janeiro de 2022, esse esporte chegou a Lavras, cidade onde moro há 11 anos, e eu me apaixonei. Desde o início, tive muita facilidade com o Beach Tennis. É um esporte muito divertido. Sempre digo que, quando piso na areia, a sensação é de que estou de férias, na praia, brincando”, comentou.
Ainda de acordo com a formiguense, logo que foram iniciados os torneios de Beach Tennis na região ela começou a participar. “No primeiro torneio que participei, já busquei meu primeiro troféu, o de bronze. Depois disso, não parei mais.”
Segundo Hérica, até o ano passado, ela trabalhava na área da beleza, mas o Beach Tennis mudou sua vida profissional. Desde outubro de 2023, atua como professora desse esporte na Arena Olaria Beach, em Lavras.
“Sinto que é minha missão passar todo meu conhecimento e habilidades para outras pessoas que querem aprender e evoluir nesse esporte. Nunca imaginei chegar tão longe, mas os planos de Deus são maiores que os meus. Prometo continuar até onde for possível e ser inspiração para as pessoas que torcem por mim”, completou.
Fonte: O Pergaminho