O boletim divulgado pela Defesa Civil estadual neste domingo (17 de novembro) traz um aumento no número de desabrigados e desalojados por conta das chuvas em Minas Gerais. Agora, o Estado tem 433 pessoas nessas condições.
Na cidade de Caxambu, no Sul de Minas, uma chuva forte nesse sábado (16 de novembro) provocou deslizamento de terra nos bairros Alto Santa Rita e Mirante do Trevo, causando danos em quatro residências com a queda de muros de arrimo. Os imóveis foram vistoriados e interditados pela Defesa Civil da cidade, sendo que 14 pessoas ficaram desalojadas.
Em São Geraldo do Baixio, a Defesa Civil terminou o balanço das chuvas de quinta-feira (14 de novembro). As fortes chuvas acompanhadas de vendaval afetaram a energia elétrica e o abastecimento de água na zona rural. Houve queda de árvores, taludes, postes de energia elétrica e alagamentos em algumas residências. Quatro pessoas ficaram desabrigadas e outras 10 desalojadas.
Em Nove Oriente de Minas, no Mucuri, também foram concluídos os balanços da chuva de quinta-feira. Três pontes foram levadas pelas águas, o que afetou as comunidades Capoeirão, Mocó e Zé de Biduca na zona rural. Em Nanuque, na mesma região, as chuvas foram na quarta-feira (13 de novembro). Houve queda de árvores, taludes, postes de energia elétrica e alagamentos em algumas residências. Ninguém precisou deixar as casas. Todas as cidades vão decretar situação de emergência.
Com os novos dados da Defesa Civil, Minas Gerais tem 140 desabrigados e 293 desalojados no atual período chuvoso, iniciado em 22 de setembro. Desabrigados são pessoas que necessitam de abrigo público, como habitação temporária, em função de danos ou ameaça de danos em seus domicílios. Já desalojados são pessoas que, em decorrência dos efeitos diretos do desastre, desocuparam seus domicílios, mas que se deslocam para casa de parentes ou amigos.
Fonte: O Tempo