Na tarde de segunda-feira (11), por volta das 12h, o Corpo de Bombeiros de Formiga foi acionado para capturar uma cobra verde, também conhecida como cobra-cipó, que foi encontrada dentro de uma empresa localizada no bairro Centro, em Formiga.
Utilizando equipamentos específicos como luvas e pinça para captura de répteis, os bombeiros aplicaram técnicas de salvamento e fizeram a captura segura do animal, que foi identificado como um exemplar da espécie cipó. A cobra foi resgatada sem ferimentos e devolvida ao seu habitat natural.
Apesar de ser comum pensar que a cobra-verde é inofensiva, os bombeiros explicam que ela é uma serpente peçonhenta. Sua dentição, classificada como opistóglifa, possui dentes inoculadores de veneno situados no fundo da boca, o que limita a quantidade de veneno injetada na picada. Em geral, suas mordidas causam apenas inchaço, mas o efeito pode variar, podendo causar complicações em alguns casos.
O Corpo de Bombeiros reforça que matar animais silvestres é crime e orienta a população a acionar a corporação, pelo telefone 193, sempre que houver aparição de animais em áreas residenciais ou comerciais.