O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Formiga realizou melhorias na estrada da comunidade de Fazenda Velha nesta sexta-feira (8), despejando três caminhões de rejeitos na via para amenizar as condições precárias de tráfego no local.
Desde setembro é realizada uma obra do Saae no local e foi necessária a abertura de uma vala de 30 centímetros para instalação de uma rede de abastecimento de água com extensão superior a 3 km. Com a chegada da chuva, aliada à falta de manutenção da via, a situação se agravou muito, transformando a estrada em uma lamaçal.
Nos dias de chuva constante, a estrada se torna praticamente intransitável, impactando diretamente a rotina dos moradores. As aulas de crianças da comunidade foram suspensas, trabalhadores locais enfrentam dificuldades para se deslocar, e agricultores relataram prejuízos com o transporte de produtos perecíveis, como o leite, devido às más condições da via.
De acordo com o diretor do SAAE, Heitor Pimenta, a autarquia tem feito intervenções frequentes na estrada, jogando rejeitos de materiais várias vezes por semana e, nesta sexta-feira, programou a entrega de mais uma carga de moinha de calcário, numa tentativa de reforçar o solo e reduzir os impactos causados pelas chuvas. Pimenta destacou, no entanto, que uma solução definitiva para a estrada dependerá do apoio da Secretaria de Obras, que deve fornecer maquinário específico para raspar e compactar o solo, garantindo mais segurança e acessibilidade para a comunidade.
Essa ação é parte do esforço do SAAE em manter a estrada transitável, mas ainda há demandas para uma estruturação mais robusta, visando assegurar que a comunidade de Fazenda Velha tenha condições adequadas de acesso durante todo o ano.