Em meio a uma antiga, mas crescente onda de insatisfação da população com o serviço de transporte público em Formiga, a empresa Viação Formiga Ltda. encaminhou um pedido à Câmara Municipal solicitando a devolução do duodécimo da Casa, conhecido como sobras anuais ou economia anual, para que a Prefeitura possa destinar verba suficiente para evitar o aumento da tarifa do transporte coletivo.
A Viação Formiga justifica o pedido como uma medida necessária para manter a “modicidade” da tarifa, ou seja, para garantir que o valor pago pelos passageiros não seja elevado.
No entanto, a solicitação da empresa surge em um momento delicado, marcado por graves problemas no serviço, como atrasos frequentes, veículos com documentação vencida, paralisações de viagens devido à falta de combustível e falhas mecânicas recorrentes, decorrentes de falta de manutenção nos ônibus.
Diante desse cenário, o portal Informe Centro-Oeste entrou em contato com todos os 10 vereadores para ouvir suas opiniões sobre o pedido da Viação Formiga. Todos os parlamentares que já responderam ao questionamento são contra o repasse. São eles: o presidente da Casa, Flávio Martins, Luiz Carlos Tocão, Cid Corrêa, Osânia Silva, Joice Alvarenga e Luciano do Gás — todos reforçaram a insatisfação com a qualidade do serviço oferecido pela empresa, destacando que a má prestação do serviço dificulta qualquer repasse ou incentivo à manutenção da tarifa.
A discussão deverá ganhar protagonismo na pauta das próximas reuniões da Câmara, dado o impacto direto que a qualidade e o custo do transporte público têm na rotina dos cidadãos de Formiga.
Administração municipal
O portal aguarda retorno da administração para saber as providências que estão sendo tomadas diante dos tantos problemas apresentados pela Viação.
Matéria atualizada para acrescentar o positivo da vereadora Joice Alvarenga sobre o caso.