No dia 24 de outubro, o Galpão Cultural e salas de aula de Pimenta receberam a atividade de Educação para o Patrimônio Cultural de 2024, com o tema “Aprendizado, Conhecimento e Preservação”. O projeto, promovido pelo Governo de Pimenta, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR) e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC), contou com o apoio das escolas municipais Santa Rita, Padre Aristides Queiroz e da Escola Estadual Padre José Espíndola.
Alunos dos 4º e 6º anos participaram de palestras conduzidas pelo professor e historiador Evaldo Rui, que, de maneira didática e interativa, destacou a importância da preservação dos bens culturais, tanto materiais quanto imateriais. O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Paulo Esteves, ressaltou a rica história do município e a relevância do novo Monumento do Cristo Acolhedor, que promete impulsionar o turismo religioso e cultural na região.
Durante o evento, a professora e coordenadora de história, Ivania Maria, distribuiu a Cartilha da Educação para o Patrimônio Cultural, que contém orientações práticas sobre a proteção dos bens culturais. A capoeira, reconhecida como patrimônio cultural, também fez parte das atividades, reforçando a importância da preservação das tradições locais.
A atividade foi encerrada com a interpretação do hino oficial de Pimenta pelo músico e coordenador cultural Charles Abraão, proporcionando um momento de união e celebração cultural para todos os participantes.
Fonte: Decom Prefeitura de Pimenta