Redação: Luíz Miguel Pereira
A Vigilância em Saúde de Córrego Fundo alertou a população sobre o início do período sazonal da dengue, que se intensifica com o calor e as chuvas, criando condições favoráveis para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. No Brasil, esse período crítico ocorre principalmente entre outubro e maio.
A água parada em recipientes como pneus, vasos, caixas d’água e entulhos se torna um ambiente propício para a proliferação do mosquito. A coordenadora da Vigilância em Saúde, Brunelle Laisa Veloso, enfatizou a necessidade de eliminar focos de água acumulada e recomendou o uso de repelentes como medidas preventivas contra uma possível epidemia nos próximos meses.
A orientação é que os moradores realizem a limpeza de suas residências antes do início das chuvas, contribuindo assim para a prevenção da doença.
Além disso, a população pode reportar focos do mosquito Aedes aegypti pelo telefone (37) 3404-0230. A colaboração de todos é essencial para combater a dengue e proteger a saúde da comunidade.
Fonte: Decom