Após os recentes episódios de subversão da ordem na Penitenciária de Formiga, o presidente da 16ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Formiga, Dr. Aécio Coutinho, mobilizou um encontro para discutir as questões relacionadas à escalada de tensão na unidade prisional. O encontro contou com a presença da presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários, Dra. Stephanie Ribeiro Carvalho, o advogado Dr Arthur, representantes dos privados de liberdade e o jornalista Flaviano Costa.
Durante a reunião, os representantes dos detentos relataram suas preocupações quanto às ações dos policiais penais durante a contenção das desordens e destacaram a retirada de alguns benefícios, como o uso de televisores, que faziam parte da rotina diária. A OAB ouviu as reclamações e se comprometeu a acionar a vereadora Joice Alvarenga (PT) para organizar uma audiência pública sobre o tema, permitindo que a questão seja debatida de maneira transparente com a comunidade.
Nos últimos dois dias, a penitenciária não registrou novos episódios de subversão, indicando uma possível estabilização da situação. O portal Informe solicitou uma entrevista com o diretor regional de segurança da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), Sérgio Evaristo, e com o diretor-geral da penitenciária, Ulisses Simões, mas ainda aguarda retorno.
Comissão de Assuntos Penitenciários
A Comissão de Assuntos Penitenciários da OAB de Formiga é formada por Dra. Stephanie Ribeiro Carvalho (presidente), Dr. André Luiz Basílio Júnior (vice-presidente) e os membros Dra. Letícia Aparecida do Couto, Dr. André Luís Guimarães Pereira e Dr. Rodrigo Souza Mello Basílio.