Após longo período de estiagem, com calor e tempo seco, Minas Gerais deve registrar o maior volume de chuva em seis meses nos próximos dias. Segundo alerta emitido pelo Clima Tempo nessa quinta-feira (10), com a formação de um conjunto de sistemas meteorológicos, o volume de precipitação deve ultrapassar os 60 mm nos próximos dias em Minas e nos demais estados da região Sudeste do país.
Conforme o Clima Tempo, a situação ocorre devido a atuação de uma área alongada de baixa pressão atmosférica, também conhecida como cavado. O fenômeno associado à passagem de uma frente fria marítima, trará maior umidade contribuindo para a formação das chuvas.
“Esses sistemas começaram a atuar na última quarta-feira (9) e devem continuar influenciando o clima nos próximos dias, mantendo o tempo instável na faixa Sudeste. Além disso, a previsão aponta que uma nova frente fria de características continentais está a caminho, devendo cruzar a região e reforçar a permanência das chuvas. Esse combo de sistemas meteorológicos é crucial para dissipar o calor que predominou por meses”, explicou.
Segundo a meteorologia, a previsão é que nos próximos dias o tempo se mantenha instável com a chegada da nova frente fria. A expectativa é que grande parte de Minas, o norte do estado do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo registrem acumulados de mais de 60 mm.
As chuvas devem trazer alívio ao calor e dar o “pontapé” no período chuvoso nas regiões centrais do Brasil, típico do período de primavera.
O Tempo