Na tarde desta terça-feira, 8 de outubro de 2024, a 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Formiga foi acionada para conter um incêndio de grandes proporções na zona rural do município, na Comunidade de Morro Cavado. O fogo atingiu uma área de aproximadamente 23 hectares, incluindo pastagens, áreas de cultivo de eucaliptos e vegetação nativa do cerrado mineiro.
Moradores da região já tentavam controlar as chamas quando os bombeiros chegaram. A prioridade inicial foi o combate ao fogo que ameaçava uma floresta plantada de eucaliptos, onde sopradores foram utilizados para confecção de aceiros e contenção do incêndio. Após controlar essa área, os militares direcionaram os esforços para a extinção dos focos na mata nativa.
Além do auxílio dos populares, dois tratores foram utilizados para conter o avanço do fogo na área dos eucaliptos. As autoridades estimam que o incêndio tenha consumido cerca de 800 metros cúbicos de lenha cortada, além da vegetação. Testemunhas acreditam que o incêndio tenha sido criminoso, com início na parte baixa do terreno.