O Tempo – Foto: Reprodução
A imagem de pessoas responsáveis, respeitadas e com família estruturada é, comumente, bem-vista para candidatos a cargos públicos. Mas o que acontece quando o pleiteante não tem esposa nem filhos? Nos Estados Unidos, Derrick Anderson “pegou emprestada” a família do amigo.
Anderson concorre a uma vaga no Congresso no estado da Virginia, no país norte-americano. Apesar de ser solteiro e morar apenas com seu cachorro, ele aparece acompanhado de uma mulher e três meninas em um vídeo de campanha, com uma imagem tipicamente utilizada para mostrar os familiares dos candidatos. Conforme o New York Times reportou, as quatro mulheres são da família de um amigo de longa data do candidato, que as convocou somente para aparecer nas imagens.
Após divulgação do caso, o candidato republicano foi amplamente criticado pelos adversários, que afirmam que Derrick Anderson se aproveitou das amigas para passar uma visão de um “bom pai e marido”, que não é real.
O Comitê de Campanha do Congresso Democrata (DCCC) declarou: “Ele claramente não hesita em enganar os virginianos (do estado da Virginia) e definitivamente não é confiável para representá-los no Congresso”.
Já a campanha de Derrick Anderson respondeu que é “lamentável a mídia focar nisso”, já que, segundo eles, imagens de candidatos ao lado de apoiadores é extremamente comum. Eles também defenderam que a imagem aparece em um vídeo do candidato no YouTube, mas em nenhuma propaganda política.